Hérnia Inguinal

Protuberância ou inchaço na região da virilha; Dor ou desconforto na virilha ao levantar-se, curvar-se ou levantar peso; Sensação de peso na virilha. Causados por um alargamento no canal Inguinal (na virilha), por onde pode passar parte do intestino ou outro órgão abdominal.

cirurgiao-ciururgia-bariatrica-em-brasilia-asa-norte-dr-carlos-gustavo-sampaio-2

Dr. Carlos Gustavo é especialista em tratamento de hérnia inguinal.

Dr. Carlos Gustavo Sampaio
CRM DF 13108 RQE 7961

Acompanhe o seu

Tratamento de Hérnia Inguinal

1º Passo

Diagnóstico

A hérnia inguinal é geralmente diagnosticada através do exame clínico, onde o médico poderá encontrá-la durante o exame físico. Para complementar o diagnóstico, o médico poderá solicitar exames de imagem como ecografia, tomografia e ressonância magnética.

2º Passo

O Tratamento

O tratamento é exclusivamente cirúrgico. Existem diversas técnicas de cirurgia para tratar a hérnia inguinal, elas vão desde as mais convencionais até as mais avançadas, como a cirurgia robótica, que proporciona menor incisão, menos dor ao paciente e melhor recuperação.

3º Passo

Acompanhamento

Após o tratamento cirúrgico, há um período de convalescência, onde dividimos em períodos de 7 dias, onde os primeiros 7 dias são de repouso absoluto, a segunda semana de repouso relativo e após 4 a 6 semanas, o retorno às atividades físicas. Por isso é importante o acompanhamento em todo esse período.

Dúvidas frequentes sobre o tratamento de hérnia inguinal

Tire Suas Dúvidas

tire-suas-duvidas-hernia-inguinal-dr-carlos-gustavo

Caso não proceda o tratamento cirúrgico em tempo hábil, podem ocorrer duas principais complicações: O Encarceramento e o Estrangulamento.

Encarcerada: passagem pelo canal inguinal, exteriorização e permanência de alças intestinais (e/ou ovário e trompa) no saco herniário, com difícil redução e caso não reduza a ponto de ocorrer sofrimento vascular com necrose deste conteúdo, passa a ser considerada, Estrangulada.

Ambos são casos de urgência e emergência.

Pode doer, no início, na formação da hérnia, no entanto numa fase mais avançada, a dor deixa de ser o principal sintoma, passando a protrusão (movimentação) a predominar nesta fase.

Os exercícios, em especial aqueles de maior esforço, podem desencadear os fatores causadores de hérnia.

Entretanto,  aqueles que poderiam desencadear, de maneira direta, são os demandam maior resistência, aqueles que aumentam a pressão dentro da cavidade abdominal, como agachamento, exercícios isotônicos e isométrico, exercícios de grande impacto, como corridas, especialmente as de grande resistência, como maratonas.

dr. carlos gustavo especialista em cirurgia robótica

Tratamento por Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é a melhor opção por proporcionar:

Melhor visualização da área

Maior precisão

Melhor recuperação

Menor incidência de dores

Acesso a áreas de difícil acesso

Melhores resultados

Mais acessibilidade no seu atendimento!

Convênios Credenciados