Doença do Refluxo

O refluxo gastroesofágico ocorre, basicamente,  quando o conteúdo do estômago retorna ao esôfago. O esôfago é um órgão de passagem e não possui barreira contra a acidez gástrica, fato que dá origem aos sinais e sintomas do refluxo, a ação do conteúdo ácido no esôfago. Essa passagem (retorno) se dá pela falha do mecanismo de barreira ou anti-refluxo.

cirurgiao-ciururgia-bariatrica-em-brasilia-asa-norte-dr-carlos-gustavo-sampaio-2

Dr. Carlos Gustavo é especialista em tratamento de doença do refluxo.

Dr. Carlos Gustavo Sampaio
CRM DF 13108 RQE 7961

Acompanhe o seu

Tratamento de Refluxo

1º Passo

Diagnóstico

A principal ferramenta para o diagnóstico da Doença do Refluxo Gastroesofágico  é a história clínica: Identificar os sintomas característicos, sua duração, intensidade, frequência, fatores desencadeantes e de alívio, padrão de evolução no decorrer do tempo e impacto na qualidade de vida. A confirmação do diagnóstico da DRGE necessita de exames subsidiários:

  • Endoscopia Digestiva Alta;
  • Exames que medem a pressão da barreira entre o esôfago e o estômago (manometria);
  • Exames que medem a acidez no esôfago(PH metria);
  • Exames contrastados do esôfago, até testes terapêuticos.
2º Passo

O Tratamento

O tratamento cirúrgico consiste na confecção de uma válvula anti-refluxo gastroesofágica realizada com o fundo gástrico (fundoplicatura). O tratamento cirúrgico está indicado para os pacientes que necessitam usar a medicação ininterruptamente, os intolerantes ao tratamento clínico prolongado e nas formas complicadas da doença.

3º Passo

Acompanhamento

O paciente deve ser acompanhado rigorosamente nos primeiros dias até sua evolução completa e satisfatória devendo continuar seu acompanhamento  periodicamente com o  cirurgião e com o gastroenterologista.

Dúvidas frequentes sobre o tratamento de refluxo gastroesofágico

Tire Suas Dúvidas

tire-suas-duvidas-hernia-inguinal-dr-carlos-gustavo

Sintomas esofágicos mais comuns: Azia e/ou regurgitação ácida.

Sintomas extra esofágicos (menos comuns), mas que também podem estar associados ao refluxo gastroesofágico: Rouquidão inexplicável, dor de garganta e tosse, entre outros.

Sim. O alimento ingerido, que já estava no estômago sendo digerido, volta para o esôfago, deixando um gosto ruim na boca e provocando o mau hálito.

O tratamento clínico é a norma no controle dos sintomas, entretanto, o grande desafio é manter os pacientes assintomáticos. O tratamento cirúrgico é indicado para os pacientes que requerem uso contínuo de fármacos.

dr. carlos gustavo especialista em cirurgia robótica

Tratamento por Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é a melhor opção por proporcionar:

Melhor visualização da área

Maior precisão

Melhor recuperação

Menor incidência de dores

Acesso a áreas de difícil acesso

Melhores resultados

Mais acessibilidade no seu atendimento!

Convênios Credenciados